terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os verdes anos ficaram maduros cedo demais




Última polêmica no Facebook: como estamos no mês das crianças, alguém começou uma campanha sugerindo que cada um dos usuários, durante este outubro, substituísse sua foto de perfil por uma ilustração ou foto de algum personagem de história em quadrinho que tenha marcado a nossa infância.



Legal. Como estou numa fase de contar moedas, homenageei Tio Patinhas. Uma curtição saudável.




Na sequência veio uma, com uma ilustração de impacto sobre Pedofilia, com telefone e outras informações, dizendo; “Melhor do que somente trocar as fotos para desenhos animados, divulgue o contato e número de denúncia”.





Alguns que, optaram por colocar as figuras de gibi, se sentiram ofendidos, como se a outra campanha estivesse criticando-os e demonstrando que estavam sendo fúteis, desprezando um tema sério.
Parem com isso moçada! Dá para conciliar. Escolha sua figura e, sem problema algum, divulguem também a campanha contra a pedofilia. Da para conviver pacificamente com isso. Opa! Desculpem-me. Quis dizer “pacificamente” no sentido figurado. Claro que ninguém pode conviver pacificamente com a pedofilia.
Aliás, não apenas por ocasião do dia das crianças, mas todos os dias devem ser destinados a uma cruzada contra essa prática hedionda que é o abuso sexual contra crianças.
Noite dessas, estava com minha namorada e uma galera num desses points noturnos que se proliferam na cidade em torno das lojas de conveniência dos postos de gasolina e fui dar uma mijada num cantinho escuro. Lá encontrei umas flores de plástico. Sinceramente, não sei o que aquelas flores faziam lá... Peguei, atravessei a rua e perante a platéia presenteei minha amada numa cena digna de Romeu & Julieta, não fosse a sua reação assustada-enojada-surpresa ao dizer “mas são de plástico”. Na verdade não sei se eram de plástico ou de pano. Mas eram artificiais e pareciam aquelas que as pessoas colocam nos túmulos dos cemitérios em época de Dia de Finados, quando todo mundo tem a obrigação de se lembrar dos mortos ou “entes queridos”.
Um amigo me contou então uma passagem em que uma pessoa teria visto uma belíssima rosa natural e, encantado, teria soltado a “perola”: “Que rosa linda. Parece de plástico”.
Veja o absurdo! Uma ofensa à natureza! Como achar que uma rosa de plástico seja tão linda que possa ser comparada e servir de referência à beleza de uma rosa verdadeira... É uma inversão de valores.
E, justamente, por falar em inversão de valores que resolvi escrever este texto. Não tem nada a ver com rosas de plástico. Ou de pano, sei lá... Não tem nada a ver com rosas.
Quero falar sobre crianças... Aquelas cruéis criaturinhas que se julgam no direito de falarem o que pensam, quando querem e do jeito que preferem...
A criança pode arrotar ou peidar na frente de qualquer um... Pode dizer que você é feio, que em sua orelha cabe um aparelho telefônico ou que seu bafo é de defunto... Todo mundo vai achar “uma gracinha”.
E elas sempre levam vantagem. Quer ver?
Se eu e uma criança estivermos nos afogando e o salva-vidas tem tempo de socorrer apenas uma pessoa, adivinha o que acontece comigo?
Na certa, viro comida de tubarão!
Entrei nesse assunto porque dia 12 de outubro é o Dia das Crianças. E aí me toquei de um lance que, conferindo depois, senti que é real. Antes se você tinha 12 anos, era uma criança.
Hoje essas “criaturinhas do futuro” só são chamadas de crianças até os sete ou oito anos no máximo. Depois disso não aceitam o termo. Se autodenominam “pré-adolescentes”.
Um amigo, colunista social, me contou que há alguns anos, quando tinha uma revista, na época do Dia das Crianças, comercializava páginas e páginas de fotos de crianças. Os pais pagavam com orgulho para que seus filhos aparecessem nas revistas como símbolos dos nossos belos verdes anos.
Hoje, os pais continuam querendo. Mas os filhos... Nem pensar!
“Eu, criança?! Ta louca mãe... Os amigos vão tirar uma em mim. Não sou mais criança. Sou pré-adolescente”, se rebelam garotos e garotas de 9-10 anos...
E eu que daria tudo pra voltar a ser criança...
Tudo isso é reflexo da mídia e do consumismo desse terceiro milênio. Antes qual era o grande sonho de uma criança?
Ganhar uma bicicleta!!!
Colocavam recadinhos em todo canto da casa com aquela frase “Papai, não se esqueça da minha caloi”. Que chatice!



Quem não podia dar uma bicicleta pros filhos, atacava do último disco da Xuxa ou de Sandy & Júnior...
Hoje, a criança quer ingresso pra ver o Rock in Rio, ou como minha afilhada quis e obteve, ingresso para ver Justin Bieber. Noutra vez, quer o mais moderno dos videogames, quer um computador de ultima geração, quer as grifes da moda, um piercing, tatuagem... Até ir pra Disney ta ficando ultrapassado...
Na verdade, criança só quer ser criança na hora de ganhar presente!
Aliás, dentro de mim ainda sou uma criança. To esperando meu presente dia 12 de outubro. Pode ser até uma bicicleta... Mas se for o ingresso por SWU, melhor ainda!
Só não me venham com flores de plástico. Elas não morrem jamais... Isso que é o pior.
Mas, falando sério, o melhor presente que as crianças do nosso planeta podem ganhar é a erradicação da pedofilia e da prepotência que coloca a superioridade, seja etária ou física, para mostrar o seu poder. Qualquer tipo de humilhação.
E viva a todos nós, eternas crianças. Cometemos algumas truculências, mas inocentemente, e nada comparável a crimes contra o ECA.

Este post é uma colaboração entre Deh Mendonça e José A. Jayme

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

6 786 048 livros didáticos rasgados e jogados no lixo



DENÚNCIA!!

Isso realmente limpará a minha alma. Há dois anos e meio, ingressei no serviço público do Estado de São Paulo, e de lá para cá, conheci de perto o que já tinha ouvido falar. Estou me referindo a moleza dos servidores.
Tais servidores, com mais de vinte anos de carreira, já não ligam para nada. Não se importam com a eficácia do sistema, tampouco com sua eficiência.

Trabalho numa escola estadual, que aqui chamarei de Escola X. No fim do ano passado, quando faltava apenas duas semanas para o término das aulas, a diretora da Escola X pediu a dois guardas municipais que invadissem as salas de aula. Dentro de cada sala, ela sorteou alguns alunos para “tomar geral”, ali mesmo, na frente de todos os colegas e do professor ou professora. Quase todos os alunos sorteados eram negros. Coincidência? Talvez, não quero levantar este tipo de acusação. Mas quero lembrar que, a Guarda Municipal não tem Poder de Polícia (PP). Isso mesmo, não tem.
Depois de passar por todas as salas de aula, e terem abordado muitos alunos dentro das mesmas, abordaram um garoto de 14 anos, aluno freqüente e regularmente matriculado, que voltava do banheiro. Coincidentemente, o garoto tinha cocaína escondida no boné, e tentou correr. Acabou apanhando, e muito. E eu ali do lado sem uma câmera de vídeo ou de fotografia. Adoraria ter registrado aquele momento, e enfiar toda aquela gente na cadeia, e claro, encaminhar o garoto para uma clínica.



Acima, abordagem policial devidamente realizada pela PM do Estado de SP Do jeitinho que deve ser.


Bem, depois de apanhar muito, o garoto foi algemado, a cocaína apreendida, o levaram para a cadeia municipal. Mais tarde, o garoto voltou a Escola X, já solto e muito mais revoltado do que já era, para buscar seu boné. Estava acompanhado de um traficante, que fazia sua escolta. Isso prova que ele prefere confiar em qualquer demônio, menos na escola, que não demonstra um pingo de respeito por ele, que mesmo sem estudar, foi empurrado até a oitava série do ensino fundamental. Ano após ano, como se estivesse acompanhando o restante da classe, que, aliás, é uma classe excelente.
Agora preste muita atenção:
“Com relação à abordagem, somente os agentes públicos que possuem a função constitucional de garantir a segurança pública, bem como de investigar ou impedir a prática de crime são autorizados a realizar busca pessoal independente de mandado judicial nas condições estabelecidas pelo art. 244 do Código de Processo Penal (nos casos de prisão, de fundada suspeita ou no curso de regular busca domiciliar). Portanto, os integrantes das guardas municipais que mantêm vigilância nas instalações e logradouros municipais (parques e espaços públicos municipais), exercendo tão-somente a guarda patrimonial, nos termos do par. 8º, do art. 144, da Constituição Federal, não podem realizar busca pessoal ou qualquer outra atividade própria de polícia, por falta de competência legal. Indiscutível, todavia, que na ocorrência de flagrante podem prender e apreender pessoa e coisa objeto de crime, tanto quanto qualquer do povo pode, conforme art. 301 do CPP, em situação extraordinária e, portanto excepcional à regra, no caso de prisão, Veja todo o texto em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9491”




Pois é, tanto eu como você, temos o poder para prender qualquer outra pessoa que se encontre em situação criminosa, e isso também vale para a Guarda Municipal. Porém, nem a Guarda Municipal, nem você e nem eu, temos o poder de abordar e revistar NINGUÉM!
Portanto, a diretora de Escola L. H. V., que dirige a Escola Estadual A. M. que fica no município de C. estado de SP, é uma incompetente, como eu mesmo disse na cara da fulana.
E falando da fulana, este ano, ela está se desfazendo de 1128 livros didáticos acumulados de dois anos para cá. Pesquisei quantas unidades escolares estaduais existem em atividade, e são 6016.



Se cada uma dessas 6016 escolas estiverem fazendo o mesmo, o que é muito provável são 6.786.048 livros didáticos jogados fora em 2011. Isso porque o Estado tem contratos com gráficas e outras, e com isso chegaram livros novos. Mas isso nada mais é que lavagem de dinheiro. Dinheiro público. A porra do meu dinheiro. Que também é nosso.
Alguém salve o proletariado. 


Deh Mendonça



ABANDONO INTELECTUAL


alt


ABANDONO INTELECTUAL diz respeito a negligência do pai ou da mãe que não da instrução primária ao filho. Mas para mim, é muito mais que isso. A sociedade, diariamente, abandona milhões de jovens, e para tal, conta com a ajuda do sistema.

LEIA MAIS... http://recantodasletras.uol.com.br/textosjuridicos/1196730



alt


Lugar de criança é na escola?

Não na escola em que trabalho como inspetor de alunos.
E a culpa é de quem? Óbvio que há um responsável imediato.
Você conhece o Diretor da escola do seus filhos
?

alt


A sociedade está acostumada (e obrigada pela legislação...) a delegar a educação de seus filhos ao de Estado, mas isso não é algo natural, ou seja, nem sempre foi assim. As atitudes desses pais estão sendo extremamente significativas para provocar uma discussão sobre tal questão.
LEIA MAIS... http://blog.professoralex.com/2008_03_01_archive.html


Leia este texto de Olavo de Carvalho


Abandono intelectual
Olavo de Carvalho
Diário do Comércio (editorial), 31 de julho de 2008

O governo quer mandar à cadeia, por delito de "abandono intelectual", todo pai ou mãe de família que tente dar instrução a seus filhos em casa em vez de deixá-los à mercê do primeiro agitador comunista, chavista, gayzista, ateísta ou abortista encarregado oficialmente de pervertê-los sob a desculpa de educá-los.
O Código Penal Brasileiro assim define aquele crime: "Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar." Em nenhuma parte do Código está dito que educar as crianças em casa é privá-las de instrução.
Quer o governo persuadir-nos de que aquele que se incumbe de educar seus próprios filhos, provendo-lhes os conhecimentos, tomando-lhes lições, zelando todo dia pelo seu progresso nos estudos, assume pela instrução deles uma responsabilidade menor do que aquele que simplesmente os deixa num ponto de ônibus, ao alcance de quantos ladrões, estupradores e narcotraficantes se encontrem à espera deles no trajeto até à porta da escola ou mesmo dentro dela?
Notem bem. O Ministério da Educação foi fundado em 1930. É mais velho do que 95 por cento dos nossos conterrâneos. Mais velho do que praticamente todas as empresas particulares em operação no país. Que resultados obteve nessa longa existência? De 2001 até hoje, nossos estudantes secundários tiram sistematicamente os últimos lugares no Pisa - Programa internacional de avaliação promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mas como poderia ser diferente, se o próprio MEC reconhece que 66 por cento dos professores não têm formação adequada? Ou seja: em 78 anos de esforços, o MEC deu provas cabais da sua incapacidade não só para prover uma educação de bom nível, mas até para formar os agentes encarregados de fazê-lo. Ele não é capaz de educar nem mesmo os educadores, quanto mais as crianças.
Que autoridade moral ou intelectual tem essa instituição para ditar regras sobre o que é educação e o que não é?
O presente ministro da Educação é muito elogiado por seus planos. Todos os seus antecessores também foram. E os frutos desses planos estão à vista de todos.
O sr. Fernando Haddad pode ter os talentos que bem entenda: o fato é que nunca educou ninguém - nem mesmo a si próprio. Vejam o currículo do homem: é só marxismo de alto a baixo. Depois que subiu ao Ministério, veio com umas conversas de pluralismo, de neutralidade ideológica. Por que não pensou nisso antes? Por que nunca deu o menor sinal de interessar-se pelo que quer que estivesse fora do estreito círculo de atenção da militância comunista?
Eu, que já eduquei várias centenas de jovens brasileiros e os tornei capazes de um confronto intelectual vantajoso com qualquer de seus professores universitários, não entregaria jamais um filho meu para ser educado pelo sr. Haddad, nem aliás por qualquer dos que o antecederam no cargo nos últimos vinte ou trinta anos.
Sugeri, e volto a fazê-lo, um Pisa, um teste internacional para os professores universitários, para os ministros da Educação. Se é verdade que pelos frutos os conhecereis, tenho a certeza de que os gênios do planejamento educacional brasileiro não obterão melhor classificação que a daqueles que eles educaram. Não há abandono intelectual mais danoso, triste e desesperançado, do que entregar nossos filhos aos cuidados dessas pessoas. Vejam este vídeo, por exemplo --http://www.youtube.com/watch? v=cSA239vNRGQ --, e digam se estou exagerando.
Será que não está na hora de contestar a idéia mesma de que um grupo de cérebros iluminados, pagos com dinheiro público, tenha a capacidade de planejar a educação de todo um país de dimensões continentais?
Será que não está na hora de tentar a única idéia que nunca foi tentada, isto é desregulamentar e desburocratizar a educação brasileira, reservar ao governo um papel meramente auxiliar na educação, deixar que a própria sociedade tenha o direito de ensaiar soluções, criar alternativas, aprender com a experiência?
Não, não se trata de voltar à velha disputa de escola pública versus escola privada. O que importa não é quem é o dono da escola, é o que nela se ensina. E o que nela se ensina será sempre ruim enquanto as decisões sobre as normas e padrões da educação estiverem nas mãos de políticos, de burocratas, de agitadores e manipuladores.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Trote com ovos em datas de aniversário

Ai ai, ontem na escola a garotada se danou. Pobres coitados.
Para explicar melhor meu ponto de vista, usarei um artigo publicado no blog Vivendo a Vida da autora que se autodenomina "§".


"Aniversário !!

Sabe quando você vai fazer aniversário e um dia antes, você passa a ver tudo branco e sentir ovo no seu cabelo?

Não sei por que, mas muitos odeiam esse tipo de brincadeira, mas há muitas vantagens nisso:
1ª- Ovo deixa seu cabelo hidratado.
2ª- Você nunca vai esquecer o dia que você passa a cuidar mais do seu cabelo (Principalmente quando jogam ovo, farinha e agua. Aí o bolo pronto, o cabelo passa a ficar igual a cimento seco, você provavelmente vai ter que lavar o seu cabelo umas 15 vezes, porque a farinha com agua quando seca é horrível de sai ).
3ª- Você irá ter motivo de ficar mais tempo no banho, MAS NÃO VAI ESQUECER QUE ÁGUA QUENTE POR MUITO TEMPO DEIXA A PELE RESSECADA(e não é qualquer creme que poderá resolver isso)
4ª- Ovo na cara... Só R$0,89 c/ da carteira do seu pai
      1 kg de farinha de trigo... Só R$2,50 da carteira do seu pai
      Uma garrafa pet com água... Só R$2,00 (inventei esse preço) da carteira do seu pai
      Mas ver os seus amigos sorrindo ao te atacar farinha, ovo e água e sorrir com eles...
                     ... Não tem preço.

Há momentos na vida que não sabemos explicar, mas podemos sentir.                                                                            
Postado por § às 00:36:00
0 comentários "
FONTE: http://livinglife-vivendoavida.blogspot.com/

Pois é, nossa querida diretora apreendeu os materiais que seriam utilizados nessa brincadeira super saudável, e que seria realizada fora das dependências da Escola, e fora do horário de aula. Quando os alunos saíam no horário normal de saída, ela fez a apreensão, e ainda por cima me acusou de ter acobertado o que ela chamou de indecência. Acho que um de nós não pertence ao planeta Terra. E sinceramente, acho que não sou eu.

Para descontrair - HTPC


Hoje meu amigo, um aluno da escola em que trabalho, que também estagia por lá, me contou uma piadinha sobre o significado do termo HTPC, e eu realmente achei hilário. Mudando de assunto só por um instante, o Governo do Estado paga mais de R$ 400,00 mensais para estes estagiários que costumam cumprir suas 20 horas semanais de estágio, com jogos online e redes sociais. Quando não, dormem, como é o caso de uma garota que estagia lá na escola em que trabalho. Mas ela acorda para comer aquela tal "MERENDA OU CUSCUS ALEGADO" como muito ouvimos falar durante a semana passada atravéz da Professora revoltada lá do RN. Mas já que falo de um amigo, e acabo me referindo, por consequência, a um outro estagiário de lá, também amigo meu, vale ressaltar que sempre que preciso, eles estão lá para me ajudar. São garotos especiais. Mas a garota dorme mesmo!

Bem, vamos a definição de HTPC.
tchan, tchan, tchan, tchan...
...
Horário
Transitório de
Porcarias
Correlacionadas

Aqui segue um link para outra definição de HTPC. Esta, voltada para a área da informática.
http://pt.wikipedia.org/wiki/HTPC

Espero que alguns professores leiam este post, pois outros talvez não entendam.

Blog do Ronaldo Cesar: Professora sucesso na internet estará no Faustão

Blog do Ronaldo Cesar: Professora sucesso na internet estará no Faustão: "O vídeo mais visto no youtube esta semana foi o desabafo da professora Amanda Gurgel, em uma audiência pública da Assembleia Legislativa do..."

Reajuste Salarial Ridículo

Como este post é, oficialmente, o primeiro, quero esclarecer a proposta deste blog. Sou um servidor da rede pública do Estado de São Paulo, e não cheguei aqui há muito tempo. Na verdade, este é meu terceiro ano. Minha principal atividade não tem muito a ver com minha vida pública funcional. Sou músico, instrumentista, compositor, e tenho como principal atividade minha vida artística. Acredito que, por este motivo, seja tão inconformado com as situações de meu cotidiano como funcionário de uma Escola Estadual. Gosto de criticar o sistema, porém não creio que meu ponto de vista seja o único a ser considerado. Sei que tudo é possível, inclusive, que eu esteja certo. Portanto, vale a pena me considerar no que diz respeito aos enganos cometidos pelo Governo do Estado.
Dito isso, podemos prosseguir.
Alguém se lembra da greve dos docentes no ano passado?
Pois é, ela não deu em nada. Pelo menos até ontem, pois nosso atual governador, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quarta-feira uma proposta de aumento de 42,2% no salário base dos professores da rede estadual, dividido em quatro anos. A medida agora tem que ser encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa, e é certo que vai rolar. Muito bom!!! É claro que os professores não estão contentes, pois a perda salarial acumulada ao longo dos mandatos do PSDB por aqui é maior que isso. Porém, acho que é um grande salto. Alckmin informou ainda que o governo manterá o bônus por desempenho e a valorização por mérito.
Eu não sou professor, e aqui do meu ponto de vista, vejo um gordo aumento para o corpo docente. O piso salarial de início de carreira, que é referente a uma carga de 40 horas semanais, passará de R$ 1.665,00 para R$ 1.894,00 em 1º de julho deste ano. A previsão do governo é de que o piso estadual passe para R$ 2.368,00 ao fim dos próximos quatro anos.
Milagrosamente, meus colegas agentes de organização escolar e eu, teremos reajuste também. Somos os famosos inspetores de alunos. Sim, somos aqueles que separam brigas, e muitas vezes apanham. Somos aqueles que impedem que drogas circulem pelo ambiente escolar. Há quem diga que nosso cargo deveria ser ocupado pela Polícia Militar, e eu concordo. No meio disso tudo, temos um piso salarial de R$ 574,86. O mesmo de quando ingressei, há quase três anos, e que assustadoramente, ainda é o valor do meu salário base. Da para acreditar? Se não acredita, aqui está uma cópia do meu segundo holerite seguida de uma do holerite deste mês.Demonstrativo de Pagamento – 08/2009
Demonstrativo de Pagamento – 08/2009

Código
Denominação
Nat.
Qtde.
Unid.
Período
Valor
01.001
SALARIO BASE
N
VALOR
07/2009
574,86 +
04.117
GRATIFICACAO GERAL-LC 901/2001
N
VALOR
07/2009
80,00 +
12.020
AUXILIO TRANSPORTE
N
VALOR
07/2009
69,09 +
70.006
IAMSPE
N
2,00
PERC.
07/2009
13,09 -
70.056
CONTRIB. PREVID. 11%- L.C.1012/2007
N
011
VALOR
07/2009
72,03 -
Depósito FGTS
FGTS 13º Salário
Base Contr.Prev./INSS
R$ 654,86
Total Vencimentos
723,95
Total Descontos
85,12
Líquido a Receber
638,83
Alteração de Exercício/ Cargo em Comissão
Legenda da Natureza (Nat.)
N = Normal D = Devolução E = Estorno
A = Atrasado R = Reposição

Demonstrativo de Pagamento – 05/2011

_____________________________________________________________________________________________

Código
Denominação
Nat.
Qtde.
Unid.
Período
Valor
01.001
SALARIO BASE
N
VALOR
04/2011
574,86 +
04.117
GRATIFICACAO GERAL-LC 901/2001
N
VALOR
04/2011
80,00 +
12.020
AUXILIO TRANSPORTE
N
019
VALOR
04/2011
91,80 +
70.006
IAMSPE
N
2,00
PERC.
04/2011
13,09 -
70.056
CONTRIB. PREVID. 11%- L.C.1012/2007
N
011
VALOR
04/2011
72,03 -
97.064
AFUSE-SIND.FUNC.SERV.EDUCACAO
N
VALOR
04/2011
14,09 -
97.185
BANCO DO BRASIL S/A
N
VALOR
04/2011
183,23 -
Depósito FGTS
FGTS 13º Salário
Base Contr.Prev./INSS
R$ 654,86
Total Vencimentos
746,66
Total Descontos
282,44
Líquido a Receber
464,22
Alteração de Exercício/ Cargo em Comissão
Legenda da Natureza (Nat.)
N = Normal D = Devolução E = Estorno
A = Atrasado R = Reposição

Para nós, seres inferiores, o reajuste será ainda este ano, em média, de 32%. Mas quanto é 32% de R$ 574,86?
32% de pouco é igual a muito pouco. Exatos R$ 183,95. Depois deste reajuste ridículo, meu salário base passará de R$ 574,86 para R$ 758,81. Compare com o salário de minha namorada que está, pela primeira vez na vida, empregada. Também concursada, será, assim que assumir, servidora (monitora de esporte e lazer) municipal de uma cidadezinha aqui perto de Catanduva. Haviam seis concorrentes inscritos, apenas três fizeram a prova, e só ela se classificou. Seu salário inicial? R$ 980,00.
Quero deixar bem claro que não estou menosprezando minha namorada. Muito pelo contrário. Burro de quem não se classificou. Bobo de quem não foi fazer a prova. E mais tosco ainda, sou eu. Um completo idiota! Nem me inscrevi.
Vamos fazer outra comparação?
São R$ 183,95 de aumento para os agentes como eu, contra R$ 703,00 para professores. É claro que, em ambos os casos, muitas vezes o reajuste pode ser merecido. Tanto a merreca para certos agentes estúpidos, quanto a bolada para certos professores excelentes. Nesta ordem, os reajustes se tornariam muito e pouco.

O Bônus da Educação

Bonificação é baseada na performance de alunos em uma única prova e não considera dedicação e formação dos docentes


Alvo de críticas entre docentes e demais funcionários de escolas, o bônus por desempenho pago aos profissionais da rede estadual de educação de São Paulo causa desconforto até mesmo em escolas que se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), indicador de qualidade no qual a bonificação é baseada. A escola em que trabalho foi bem, ou pelo menos foi acima da média. Recebí cerca de R$1000,00. Minha vice-diretora recebeu cerca de R$12000,00. E há ainda uma funcionária da secretaria qua não recebeu nada, e a coitada está entre os funcionários mais dedicados da U.E.
Dentro da mesma instituição, equipes que desenvolvem trabalhos pedagógicos semelhantes e utilizam as mesmas ferramentas – mesmos projetos, simulados aplicados aos alunos – podem receber bonificações que variam 1.200%.

A escola Professor João Caetano da Rocha, em Itápolis, atingiu a segunda maior nota da rede no Idesp do ensino médio, 5,51 e bateu a sua meta para esta etapa, que era de 4,07. O ciclo II também avançou de 3,19 para 4,43. Já o ciclo I, apesar de contar com o mesmo trabalho pedagógico e recursos, teve um pequeno recuo de 4,98 em 2009 para 4,51 em 2010, e não bateu a meta.

Com isso, as professoras desta etapa receberam uma gratificação menor, um prêmio de cerca de R$ 500 por estarem acima da média do Estado, que é 3,96. Já as professoras que dão aulas para as turmas do ciclo II e do ensino médio, receberam a bonificação máxima, 2,9 salários, R$ 6 mil em média.

Olá seres humanos curiosos



COMEÇOU...